Como otimizar eficiência de herbicidas e fungicidas na lavoura

Notícias & Blog

Novos adjuvantes lançados no mercado potencializam a ação dos defensivos, proporcionando resultados superiores no controle de pragas agrícolas

Ter êxito no controle das doenças e plantas daninhas que acometem as lavouras é um dos principais desafios da agricultura. O mercado oferece uma ampla variedade de defensivos agrícolas, porém nem sempre os resultados são satisfatórios, seja por manejo incorreto, falha de dosagem, erro de diagnóstico da área, falta de calibração do pulverizador, problemas climáticos e outros. O fato é que, muitas vezes, os defensivos não chegam no alvo na dose certa e na medida correta.

Para que possam ter o máximo de atuação, o uso de adjuvantes é uma ferramenta estratégica, visto que eles são produtos químicos que potencializam a penetração dos fungicidas e herbicidas na planta.

Nesse cenário, chegam ao mercado duas novas soluções em adjuvantes da linha Celenco, desenvolvidas pela multinacional suíça Lonza, com uma tecnologia de formulação própria que possibilita resultados únicos na lavoura.

Trata-se dos produtos Celenco Agile FX, adjuvante funcional que facilita a penetração dos ingredientes ativos na folha, melhorando o espalhamento e penetração dos fungicidas; e Celenco Action HX, adjuvante multifuncional para herbicidas, que acelera a penetração dos ingredientes ativos nas plantas daninhas, promovendo um controle mais rápido e superior.

Ambos contam com o “Efeito Celenco”, cuja formulação exclusiva permite que os fungicidas e herbicidas atuem de forma precisa, no local correto e na proporção necessária, sem desperdício do ingrediente ativo.

“O ‘Efeito Celenco’ resolve dois dos quatro fatores que garantem a efetividade do princípio ativo: a qualidade do veículo empregado para aplicação e a interação com outras substâncias”, explica o engenheiro agrônomo Leandro Scaranello, responsável pela área de Desenvolvimento Técnico de Mercado da empresa.

Pesquisas realizadas a campo demonstraram que a linha Celenco tem eficiência superior no controle de diversas doenças e plantas daninhas quando os defensivos são utilizados com o adjuvante, o que resulta em pulverizações mais eficientes.

O MELHOR PARCEIRO DOS FUNGICIDAS

O novo Celenco Agile FX é um adjuvante funcional para mistura com fungicidas, que contém agentes emulsificantes, umectantes e adesivos. Foi desenvolvido para melhorar a estabilidade e a performance das pulverizações nas principais culturas. O produto, que tem como base óleo vegetal, reduz a deriva, não é fitotóxico e é compatível com diversos fungicidas.

O PARCEIRO IDEAL DOS HERBICIDAS

O novo Celenco Action HX é um adjuvante funcional para mistura com herbicidas, desenvolvido para aumentar o desempenho geral das aplicações e acelerar a penetração dos ingredientes ativos nas plantas daninhas.

O produto atua sob condições adversas, oferecendo controle inicial mais rápido e uma performance superior em comparação às pulverizações convencionais.

“Utilizar o Celenco Action HX em conjunto com herbicidas é uma excelente estratégia no combate das plantas daninhas de difícil controle, pois tem um efeito mais rápido e eficiente. É compatível com as principais formulações de glifosato, altamente miscível em água e de fácil limpeza do tanque”, salienta Scaranello.

PRODUTO NÃO SUBSTITUI DEFENSIVOS

Importante esclarecer que o adjuvante não é um substituto e sim um parceiro dos defensivos agrícolas. “Os fungicidas e herbicidas são os protagonistas do controle. Os adjuvantes da linha Celenco apenas potencializam o seu efeito e fazem com que atuem com precisão e sem desperdício” através de uma pulverização mais eficiente, ressalta Leonardo Ferreira, gerente de marketing da Lonza.

Quer saber mais? Acesse http://bit.ly/EfeitoCelenco